12 novembro 2011

Banda escocesa Nazareth veio a Santa Maria, RS fazer show memorável!!

Dia 11-11-11 foi histórico pra Santa Maria, pois foi o dia em q a banda escocesa de hard rock NAZARETH, com mais de 40 anos de carreira, veio à cidade para fazer um show memorável e inesquecível.

A fila da entrada não estava tão lotada o qto se achava que iria estar. Podia-se chegar às 20h30 tranquilo. Eu entrei em torno das 21h20. Depois de uma longa espera, o show começa, mas não do Nazareth e sim de uma banda daqui de Santa Maria, que fez a abertura, chamada Rampantes (o Nazareth lançou um disco de nome Rampant em 1974). Boa banda. Tocaram alguns covers respeitosos do Deep Purple (Black Night) e Steppenwolf (Born to be Wild) e tbm alguma coisa autoral. No final do show deles, uma surpresa. O PYLLA, uma lenda viva do rock santa mariense, sobe ao palco pra cantar duas (Sentimento Perdido e Saudade) de seu tempo de banda FUGA, tbm aqui da cidade. A galera vai ao delírio! Tbm não é pra menos!!

Meia-noite e a principal atração sobe no palco (já que a banda de abertura foi num palco do lado da pista). Depois da introdução instrumental (em torno 2min) e com ar de mistério, o Dan (McCafferty), vocalista, aparece de branco, empunha o microfone, e já na primeira música (do último disco, Big Dogz, de 2011), engata um hard rock da hora pra provar que o Nazareth ainda figura entre os sagrados do rock. As baladas Sunshine, Dream On e a inesquecível Love Hurts foram os destaques pra mim e com certeza para uma boa parte da galera que alí estava. Porém Razamanaz e as do último disco de 2011 tbm são de mencionar. Razamanaz, de 1973 foi produzida pelo baixista do Deep Purple, Roger Glover. Numa canção (Hair of the Dog), é a vez de Dan McCafferty tocar seu solo de gaita de fole, instrumento típico lá na Escócia, assim como a gaita (ou acordeon) é popular aqui no sul do Brasil. Junto da gaita, ele usou um tal-box, que é um esqueminha que se usa p/q o som da voz fique parecido com o som de instrumentos musicais.

Bom, já passando da metade do show, teve aquela parada pra retomada de fôlego, e o Dan volta vestindo a atual camisa de um time de futebol conhecido da cidade, o Rio-Grandense, aquela que tem ENY escrito na frente e Pampeiro atrás. Daí a banda toca mais umas 4 ou 5 músicas e feito. O show acabou! Isso já era 2h da madrugada.

Aí depois, no palco ao lado, tocou mais uma banda, banda essa que não me lembro o nome, mas era boa e eles faziam um rockinho bem envocado e embalado, pra os que ainda sobreviveram!

Realmente valeu muito a pena pagar o que eu pagei pra ver uma lenda do rock dos anos 70 ainda em ação, e tocando na minha cidade, pois com certeza nunca mais o Nazareth virá a Santa Maria (a menos que a banda tenho gostado muito daqui pra voltar novamente). O vocalista Dan ainda possui o espírito rock'n'roll, apesar da sua voz já estar um pouco desgastada com o tempo, afinal de contas ele já tem 65 anos completados dia 14 de outubro (1946).

Uma coisa que eu notei, é que o tom da voz do Dan me fez lembrar do vocalista de heavy metal Udo Dirkschneider, ex-vocalista da banda alemã Accept. Realmente o tom de voz dos dois é muito parecido.

Pois bem, Nazareth veio a Santa Maria e acredito que todos nós rockeiros e fiéis ao estilo estejamos satisfeitos em ver ao vivo e presenciar uma lenda chamada Nazareth, do incomparável Dan McCafferty.

SETLIST:
Silver Dollar Forger
Big Dogz Gonna Howl
This Month Messiah
Sunshine
Turn On Your Receiver
See Me
Love Lead To Madness
Radio
When Jesus Comes To Save The World Again
This Flight Tonight (Joni Mitchell cover)
Dream On
Whisky Drink Woman
Chansing Times
Hair of the Dog
When Are You Now?
Razamanaz
Love Hurts (The Everly Brothers cover)
We Are Animals

Nazareth - Love Hurts - Ao Vivo em Santa Maria, RS - 11-11-11, Big Dogz Tour 2011














Artigo escrito por Raoni Pires.